ABNT Regras Essenciais: Como formatar um trabalho acadêmico dentro das normas

9 de agosto de 2019

Se você está no mundo acadêmico, provavelmente já tenha se deparado com a necessidade de formatar seus trabalhos de acordo com as normas da ABNT. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade responsável por definir uma série de padrões, seja para a criação de serviços, produtos e também trabalhos acadêmico-científicos. Se seu trabalho precisa ser elaborado de acordo com a ABNT, confira aqui quais são as regras essenciais.

Formatação segundo as normas ABNT

O primeiro passo é saber qual fonte escolher. A ABNT recomenda o uso das fontes Arial ou Times New Roman, com tamanho 12. Escolha uma delas e utilize-a em todo o trabalho (sem variar entre uma e outra).

Em seguida, ajuste o espaçamento para o tamanho 1,5. Para o alinhamento, clique no ícone de “justificar”.

O local para selecionar todas estas alterações está na aba “Página inicial” do Word, na parte superior horizontal da tela.

Margens e parágrafo ABNT

Agora vamos para as margens. De acordo com as normas da ABNT, as margens devem ser configuradas da seguinte forma:

  • Margem superior e esquerda: 3 centímetros;
  • Margem inferior e direita: 2 centímetros.

Para adequar as margens no Word, selecione a aba horizontal superior “layout de página”. Em seguida, clique em “margens”, “margens personalizadas” e digite o tamanho correto.

Para iniciar um parágrafo, formate o recuo para 1,25 centímetros.

Capa ABNT

Os trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT devem possuir capa e folha de rosto.

Para a capa, o conteúdo mínimo e obrigatório deve ser:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Cidade;

Não há orientação sobre o tamanho da fonte para este conteúdo. O recomendado é digitar o texto da capa em caixa alta e centralizá-lo. Você pode apertar o “enter” para deixar linhas de espaço entre um item e outro.

Já a folha de rosto deve conter os mesmos elementos da capa, acrescentando apenas o objetivo do trabalho e nome do professor.

Resumo ABNT

Todo trabalho acadêmico-científico da ABNT deve trazer dois resumos: um em português e outro em língua estrangeira. Os dois devem estar em páginas diferentes e conter o mesmo texto.

A ABNT orienta que este conteúdo deva ser objetivo e conter no máximo 500 palavras. O título deve ser “RESUMO”, escrito desta forma em caixa alta. Se a língua estrangeira escolhida para o resumo for o inglês, o que é mais comum, o termo usado como título é “ABSTRACT”.

Sumário ABNT

O próximo elemento após o resumo é o sumário. Aqui, o título de cada capítulo deve ser escrito em caixa alta e negrito, desta maneira:

INTRODUÇÃO________________________­­­__________________________ 6

Você pode fazer o sumário manualmente ou utilizar o recurso do Word para sua elaboração. Ele é encontrado ao clicar em “Referências”, na aba horizontal superior.

Paginação ABNT

A forma de numerar as páginas também é orientada pela ABNT. A página deve aparecer no canto superior direito, posicionada a 2 centímetros das bordas superior e direita.

Para colocar o número de páginas em seu documento do Word, clique em “Inserir” na aba de edição. Em seguida, selecione o ícone “Número de página”.

Para fins de contagem das páginas, elas devem ser consideradas a partir da folha de rosto (não se conta a folha da capa). Porém, o número só deve aparecer a partir da página da Introdução.

Referências de acordo com a ABNT

Todo trabalho deve conter quais materiais foram utilizados para consulta. A omissão destes dados pode se caracterizar como crime de plágio. As referências devem aparecer ao final do trabalho. Para referenciar um livro, a formatação deve ser a seguinte:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.

Para as referências, liste as obras consultadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do autor. Diferente dos textos no decorrer do trabalho, não é usado parágrafo para listar as referências, e o alinhamento deve ser à esquerda.

Regras essenciais para formatar um trabalho ABNT

Aqui, você conheceu as normas básicas para formatar um trabalho acadêmico de acordo com a regulamentação da ABNT.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas como estas, continue nos acompanhando.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br

WhatsApp chat